8 bits, 16 bits … 10 bits?

 

Nos anos 80 a febre por aqui era o Atari 2600 (também conhecido como Atari VCS). Depois dele entramos na chamada guerra dos bits. Na era 8 bits tivemos o NES (Nintendinho aqui no Brasil) contra o Master System. Na geração seguinte, Mega Drive e Super Nintendo. Depois entramos nos 32 e 64 bits, com o Playstation, o Saturn e o Nintendo 64, sem contar o 3DO e o Jaguar. Mas será que tivemos algum console peculiar em relação aos bits? Sim, tivemos e foi lançado no Brasil.

Embora apenas o Atari 2600 e o Odyssey tenham ficado populares por aqui no início dos anos 80, o Intellivision da Mattel também foi lançado por aqui pela Sharp / Machline. A Mattel investiu pesado no console, que era tecnicamente superior ao 2600, porém obviamente um pouco mais caro.

O controle do Intellivision era bastante peculiar, com um teclado numérico, botões de ação e um disco direcional. Contudo, peculiar e prático não são sinônimos: se o Atari tinha um controle simples mas de fácil manejo e utilização, o do Intellivision era bem mais chato de controlar e mesmo de segurar. Para facilitar um pouco as coisas, alguns jogos vinham com cartões que eram colocados sobre o teclado numérico, os chamados overlays.

Voltando ao tópico deste post, para projetar o Intellivision a Mattel foi até a General Instruments e encomendou vários chips e circuitos integrados dessa empresa. Os mais conhecidos são o chip de som, o AY-3-8914, que é uma variante sem portas de E/S do mesmo chip usado no ZX Spectrum 128 e 3+, MSX, Vectrex, dentre outros sistemas. Mas não foi somente o chip de som que foi fornecido pela General Instruments, a CPU também. Trata-se do CP1610.

Baseado na arquitetura do minicomputador PDP-1  – que também serviu como base para os microprocessadores ARM – o 1610 é um processador 16 bits, mas com uma peculiaridade interessante. Todas as suas instruções (opcodes) são de 10 bits, sendo que os seis bits superiores são reservados para recursos futuros. Esses recursos nunca foram implementados e, no fim das contas, o CP1610 virou um processador 16 bits com 10 bits para instruções, daí o nome. Como consequência direta disso, os cartuchos do Intellivision são todos de 10 bits. Interessante, não?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.