Do nada, um game jam

Estava passeando pelo site itch.io e, sem querer querendo, me vi em um game jam!

Um game jam é um encontro de diversos criadores de jogos que devem desenvolver um jogo (pode ser mais de um, aliás) em um intervalo curto de tempo e com certas restrições. O B&W Jam foi proposto pelo usuário Lone Rabbit e, como diz o nome do jam, a ideia é criar jogos com apenas duas cores: totalmente preto (#000000) e totalmente branco (#FFFFFF).

Na verdade este jam possui duas regras. Pela regra A apenas essas duas cores devem ser utilizadas. Por outro lado, segundo a regra B além dessas duas cores também podem ser utilizadas cores entre o preto e o branco. Um exemplo de como isso pode ser desafiador: vamos imaginar que você tenha decidido fazer pela regra A e colocado algum texto na tela do jogo. Se esse texto estiver com antiserrilhado (antialiasing), o fato de ter a suavização do contorno do texto faz com que sejam utilizados os diversos tons entre preto e branco, como podemos ver na figura a seguir.

Estava meio que à toa, decidi participar. Seria meio primeiro game jam de fato, embora já tivesse me inscrito em outro antes, acabei perdendo o prazo e não enviando nada. Porém este seria diferente.

Primeiro passo foi escolher em qual das regras eu iria me encaixar. Para deixar as coisas mais interessantes, escolhi a regra A (duas cores somente). Me inscrevi no servidor Discord do game jam e comecei a trocar mensagens com o pessoal que iria participar. A próxima escolha seria o tipo de jogo. Quem me conhece sabe que sou fã de shmup’s, então bora fazer um jogo de navinha. Para deixar as coisas ainda mais interessantes o jogo seria do subgênero “bullet hell”, com vários tiros passando na tela.

Um jogo do tipo Bullet Hell e o jam chamado B&W Jam, pensei em um nome que juntasse os dois elementos. Nasceu aí o nome Bullet Warrior.

O jogo foi desenvolvido entre os dias 11 e 25 de abril, sendo publicado faltando 10 horas (!!!) para finalizar o game jam. Por sinal você pode jogar e sentir um pouco de raiva ou se desafiar neste endereço:

https://robsonfr.itch.io/bulletwarrior

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.