TI em lojas

Você consegue notar uma grande distância entre a teoria das universidades e a prática quando você vai para algumas lojas de varejo.

Nas universidades é comum ensinar as tecnologias e linguagens de programação da moda: Java, SQL e noSQL, GNU Linux, Node.js, Python, Docker etc. Pena que o mundo real teima em se manter nos anos 80 e 90.

Uma coisa que gosto de fazer quando visito lojas, farmácias, estacionamentos, dentre outros é ver quais tecnologias são utilizadas. Grande parte das vezes são soluções Desktop, feitas em Delphi, às vezes até mesmo em Clipper. As lojas da ViaVarejo (Casas Bahia, Ponto Frio) os vendedores acessam terminais do Mainframe, usando aplicações feitas usando COBOL e Assembly. Pequenos comércios, como petshops e farmácias ainda usam Clipper. As farmácias de algumas grandes redes já usam aplicações Web. As Lojas Americanas tem uma interface Desktop rodando em Linux.

Hoje fui até uma Loja Cem e me deparo com uma interface Desktop feita em Visual Basic, o bom e velho VB. Note que citei várias tecnologias clássicas que nem são comentadas nas escolas. Essas aplicações vão sendo transferidas para hardwares mais novos, mas até quando isso será possível? Não seria o caso de termos cursos dessas tecnologias e ferramentas mais antigas até para a possível migração desses aplicativos? Ou o caminho mais fácil é produzir hardware especializado que rode essas aplicações?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.