Jogos em algumas horas?

Sim, jogos em algumas horas.

Neste primeiro artigo vamos falar do Click Team Fusion (CTF). Descendente direto do Multimedia Fusion, o CTF permite a criação de jogos e aplicativos praticamente sem codificação.

Os três elementos principais para se criar jogos usando o CTF são:

  1. Frame
    Corresponde a uma tela do jogo. Pode ser uma fase, a tela de game over, a tela de título, uma tela com os high scores etc.
  2. Objeto
    Tudo aquilo que pode ser colocado dentro de um frame. Há vários tipos de objetos, desde figuras simples, animadas, planos de fundo, bem como objetos não visíveis como controles de jogador por exemplo
  3. Eventos
    São as ações que ocorrem no jogo, baseadas em um objeto (ou conjunto de objetos), uma condição e um conjunto de ações relacionadas

Todos esses elementos podem ser editados sem uma linha de código sequer. Claro que para ações mais elaboradas pode ser necessária uma codificação, principalmente para as condições e para as ações. Porém, fora isso, o processo de criar um jogo é bastante simples e intuitivo.

CTF permite exportar jogos para Windows, Linux, Mac, iOS, Android e HTML. No entanto é necessário comprar o módulo que permite a exportação por plataforma via DLC.

Há três versões do CTF: a versão standard, com diversos objetos disponíveis; a versão Developer, com todos os objetos disponíveis diretamente na ferramenta; e a versão Free, com apenas alguns objetos básicos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.